Política

Em Brasília, presidente da UPB pede operação carro-pipa para comunidades afetadas pela seca

Arquivo BNews
Bahia tem 183 municípios em estado de emergência por conta da estiagem prolongada  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 10/07/2018, às 21h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, participa nesta quarta-feira (11) de reunião com ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua Andrade, em Brasília, para pedir a realização da Operação Carro-Pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro nas comunidades atingidas pela seca. 

O gestor baiano, que também é prefeito de Bom Jesus da Lapa e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), pretende pedir a ampliação do serviço e a adoção de uma logística que atenda diretamente às famílias afetadas pela estiagem.

“Apesar de algumas localidades registrarem chuvas, o volume não foi suficiente para recompor as aguadas e reservatórios. Nossa população ainda é muito carente do abastecimento feito pelos carros-pipas e de maneira individualizada, porque quando o abastecimento é feito nas cisternas comunitárias, o sofrimento é muito grande para o povo carregar baldes e latas d’água”, explica Eures Ribeiro.

Estado de Emergência - Na Bahia, 183 municípios estão com decreto de estado de emergência em vigor por conta da falta de chuvas, segundo dados do Ministério da Integração Nacional. Além de provocar baixos índices pluviométricos, a estiagem tem efeitos negativos sobre a produção agrícola e pecuária. Entre as ações para minimizar os efeitos da seca estão a distribuição de águas através de carros-pipas e a construção de poços e cisternas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp