Política

Presidente do PT critica Justiça por ter barrado ato pró-Lula no Shopping Barra

Adenilson Nunes/BNews
Juiz proibiu ato do Movimento Lula Livre no centro comercial  |   Bnews - Divulgação Adenilson Nunes/BNews

Publicado em 22/08/2018, às 11h52   Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, teceu críticas à decisão judicial que proibiu um protesto do Movimento Lula Livre no III Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, previso para ocorrer nos dias 23 e 24 no Shopping Barra. 

São esperados no encontro o juiz federal responsável pela Lava Jato em primeira instância, Sérgio Moro, agentes da Polícia Federal e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, dentre outras personalidades.

O Shopping Barra acionou a Justiça e conseguiu que o juiz de direito Carlos Cerqueira Júnior, da 6ª Vara Cível e Comercial, determinasse a proibição de qualquer ato político partidário no centro comercial.

Em entrevista ao BNews, Everaldo Anunciação defendeu o direito constitucional à livre manifestação. "A Constituição é clara, não se pode proibir o direito de ir e vir e a livre manifestação. É um direito. Nós do PT fomos tão atacados e respeitamos isso. No processo mais crítico, se você pega lá em 2014 aquelas agressões nas redes sociais contra o PT, nós orientamos a nossa turma a ter respeito à liberdade. É um príncípio que a democracia permite. Quem não quer ser criticado, não critique ou não se exponha a um processo. Essa é a preliminar", alertou o petista.

"Nós do PT não estamos orientando a militância nossa a manifestar perante qualquer evento, o povo já está fazendo. Não precisa a gente fazer esse enfrentamento. Eu acho que não se deve depredar patrimônio público. Quando você destroi isso, acaba usando recurso público para recuperar. Acho que tem que se criar um ambiente de confronto de ideiais, mas não de disputa física ou polêmicas que possam criar instabilidade no comportamento da militância ou da sociedade", observou Anunciação.

O dirigente ainda relembrou o "trompetaço" realizado por manifestantes pró-Lula no começo deste mês de agosto. "Foi bonito aquilo que aconteceu no Shopping Barra, o trompetaço. Foi feito sem agressão a ninguém dentro de um tempo determinado. Cada um pode fazer sua manifestação. Agora, não cabe a Justiça ficar dizendo... Aliás, a Justiça no Brasil está sem muita credibilidade. Imagine, um deputado vai disputar a eleição após ser retirado da cadeia, mas Lula, que não tem crime, não está solto", relacionou.

A entrevista completa com o presidente do PT vai ao ar no sábado (25).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp