Política

Moro utilizará modelo da Lava Jato para combater crime organizado

BNews
Ele também garantiu que irá trabalhar sem perseguição política  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 06/11/2018, às 18h05   Redação BNews



O juiz federal Sérgio Moro garantiu, em entrevista nesta terça-feira (6), que utilizará o modelo da Operação Lava Jato no Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo do futuro ministro é combater o crime organizado. Na oportunidade, ele também garantiu que irá trabalhar sem perseguição política. 

Moro, que disse ter sido sondado para participar do governo Bolsonaro em 23 de outubro, antes do segundo turno, declarou que aceitou a gestão do ministério para implantar "uma forte agenda anticorrupção" e "contra o crime organizado". A ideia é replicar no ministério as forças-tarefas adotadas na Operação Lava Jato, assim como a atuação do FBI no combate às máfias em Nova York. Inclusive, ele pretende chamar nomes que trabalham ou trabalharam na Operação e substituir cargos de comissão por cargos concursados.

"Na minha perspectiva, na minha visão, eu sigo pra atuar numa função técnica, pra fazer um trabalho técnico de um juiz a cargo desse ministério específico. Não tenho nenhuma pretensão de concorrer, em qualquer momento da minha vida, a cargos eleitorais, a subir em palanque", afirmou Moro. Ele assegurou que pretende chamar para o ministério “pessoas absolutamente qualificadas” e as indicações dos nomes “virão a seu tempo”.

Sobre o combate ao crime organizado, ele não deu propostas detalhadas, mas informou que a ideia é resgatar parte das "dez medidas contra a corrupção", proposta liderada pelo Ministério Público Federal. Moro ainda irá avaliar a possibilidade dos procuradores negociarem a pena ("plea bargain"), a fim de aliviar a Justiça e aumentar a proteção de denunciantes anônimos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp