Política

União Europeia demonstra preocupação com novo chanceler brasileiro

Divulgação
Para futuro chanceler, Europa significa 'um espaço culturalmente vazio'   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/11/2018, às 13h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Textos acadêmicos do futuro ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, passaram a circular pela comunidade diplomática em Bruxelas, nesta quinta-feira (15), causando preocupação em autoridades da União Europeia sobre a postura que o novo governo brasileiro adotará em relação aos europeus. Em um dos textos, o novo ministro diz que a Europa significa hoje "apenas um conceito burocrático e um espaço culturalmente vazio regido por 'valores' abstratos".

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, as críticas foram publicadas nos Cadernos de Política Exterior, do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), no segundo semestre de 2017. Ele defende as políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu papel de "salvar" o Ocidente. Acredita-se que o governo brasileiro buscará uma aliança estratégica com os Estados Unidos. 

Após a vitória de Jair Bolsonaro, Bruxelas passou a tentar firmar um acordo comercial com o Brasil, antes do final do governo de Michel Temer.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp