Política

AL-BA: Comissão de Educação prevê audiência pública para debater reestruturação de escolas

Vagner Souza / BNews
Polêmica envolve o fechamento de colégios estaduais na Bahia   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 22/11/2018, às 19h00   Tamirys Machado e Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia na Assembleia Legislativa da Bahia deve marcar nos próximos dias uma audiência pública com a presença do secretário Estadual de Educação, Walter Pinheiro, para discutir a reestruturação das escolas estaduais. A polêmica iniciou com o processo de reorganização da rede escolar, que está sendo realizado pela Secretaria de Educação do Estado. O modelo tem ameaçado o fechamento de diversas escolas estaduais em Salvador e no interior, o que teria deixado o governador Rui Costa insatisfeito. Por isso, deve ser interrompido e reformulado. 


Conforme a deputada Fabíola Mansur (PSB), presidente da Comissão de Educação e Cultura na AL-BA, a dificuldade para aprovar a audiência é a falta de quórum nas reuniões. “A Comissão está tendo uma dificuldade de reunir em função do turnão estipulado pelo presidente Coronel, está em nossa pauta uma audiência pública para tratar do debate sobre a reestruturação das escolas. Pais de alunos, diretores e APLB. Precisa ter quórum para audiência, já tentei em duas sessões. Eu fico feliz que o governador esteja atento a isso e queira trazer para si essa discussão [...] o secretário sempre é convidado”, explicou.  


“Dificuldade é o quórum, fica tudo concentrado a tarde. É importantíssimo, nós estamos nos debruçando sobre isso”, pontuou a parlamentar. 
Já o oposicionista Heber Santana (PSC), vice-presidente da comissão, criticou os problemas do governo com a educação. “Não é de hoje que o governo do Estado tem problemas na área de educação, não houve nenhum investimento. É natural que hajam algumas posições, mas nesses dias a oposição não se reuniu para tratar disso. Nem na comissão de Educação, estamos em um período difícil por conta do turnão e a gente não consegue ter uma dinâmica constante no âmbito das comissões”, justificou.  


Ainda conforme Heber, na próxima reunião de oposição o assunto será debatido. “Encontrar uma forma para que o governo possa dar mais informações sobre o que está acontecendo”.

Notícias Relacionadas: 
Reorganização da rede escolar deixa Rui Costa insatisfeito e processo será interrompido
Estudantes fazem protesto contra fechamento de colégio estadual Daniel Lisboa em Pau da Lima
Secretaria de Educação volta atrás e mantém Colégio Estadual Alípio França em funcionamento em 2019


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp