Política

Manifestantes pró-Lula planejam protesto contra o Judiciário em Salvador

Leitor BNews
Manifestação de apoio ao petista será na Praça Municipal de Salvador, em frente à Câmara de Vereadores, a partir das 16h.  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 09/12/2018, às 07h41   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A seção baiana da Frente Brasil Popular (FBP-BA) promove, na próxima segunda-feira (10), mais um ato na capital baiana pela liberdade do ex-presidente Lula (PT), preso desde abril em Curitiba (PR), e contra o judiciário. A manifestação de apoio ao petista será na Praça Municipal de Salvador, em frente à Câmara de Vereadores, a partir das 16h.

"É um dia nacional em defesa da liberdade do presidente Lula, porque 10 de dezembro é o dia dos Direitos Humanos. E várias  entidades internacionais estão marcando esse dia em que vamos denunciar a prisão política do presidente Lula", afirma Walter Takemoto, um dos organizadores da manifestação, ao BNews. "Pretendemos realizar um ato que demonstre para a população soteropolitana que é inaceitável a prisão de Lula, porque foi um julgamento marcado por questões política e que não existe nenhuma prova dos crimes pelos quais está sendo acusado".

 O objetivo do movimento é pressionar o Judiciário a conceder a liberdade ao ex-líder do Palácio do Planalto, após oito meses de encarceramento. Segundo os manifestantes, Lula foi condenado "a partir de um processo que carrega suspeitas de irregularidades, a exemplo da parcialidade do juiz Sérgio Moro".

A pauta da liberdade do ex-presidente está no Supremo Tribunal Federal (STF). Na última terça-feira (04), os ministros da Segunda Turma iniciaram a votação do habeas corpus do caso, mas a sessão acabou suspensa por conta de um pedido de vista de Gilmar Mendes. "Nós não estamos mais depositando mais nenhuma esperança de que o Poder Judiciário estabeleça o que está estabelecido no Código Penal", afirmou Takemoto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp