Política

Restos mortais de Thomé de Souza serão transferidos para Salvador

BNews/Vagner Souza
Fundador da capital baiana, Thomé de Souza não é considerado herói nacional em Portugal e não tem descendentes vivos  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 08/04/2019, às 18h05   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara Municipal de Sallvador criará uma comissão especial para agilizar as tratativas para transferência dos restos mortais do primeiro governador-geral do Brasil, Thomé de Souza, que estão depositados em um antigo mosteiro da cidade de Vila Franca de Xira, em Portugal, para Salvador.

A decisão foi tomada pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), em reunião com o deputado federal Antonio Brito (PSD), o advogado Ademir Ismerim, responsável por colegiado semelhante criada pelo Executivo municipal. "Thomé de Souza foi o primeiro governador geral do Brasil e, portanto, a ideia do presidente Geraldo Júnior é que o translado possa vir e estar aqui ao lado da estátua de Thomé de Souza", afirmou Brito ao BNews.

Durante o encontro foi feita uma conferência por telefone com o ministro Carlos Perez, diretor do Departamento da Europa no Itamaraty, quando foi manifestada a disposição da Câmara de Salvador em adotar todas as providências necessárias para concretizar a transferência. Fundador da capital baiana, Thomé de Souza não é considerado herói nacional em Portugal e não tem descendentes vivos. 

A ideia é prestar a Thomé de Souza “a homenagem que ele merece da nossa cidade”, um enterro simbólico com todas as honras políticas, religiosas, civis e militares. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp