Política

Presidente do PT diz que STJ expôs “abusos” de Moro e TRF-4, mas pede absolvição de Lula

Arquivo BNews
Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 23/04/2019, às 18h07   Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, criticou a decisão unânime de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá e reduziu a pena para 8 anos, 10 meses e 20 dias.

“O STJ se ateve a meras formalidades para não examinar o mérito e absolver Lula. Por isso vamos recorrer até ser reconhecida sua inocência”. 

Pelo Twitter, Gleisi ponderou, contudo, que o STJ expôs “abusos” praticados pelo então juiz federal Sérgio Moro, que coordenava a operação Lava Jato, em Curitiba. 

“Mas pela primeira vez uma corte superior apontou os abusos de Moro e do TRF4 com a redução das penas em mais de um terço. A luta continua!”, afirmou.

O julgamento de hoje apreciou um recurso da defesa de Lula, que está preso desde abril de 2018 na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, após ter sido condenado a 12 anos e 1 mês de detenção pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). 

Antes, em primeira instância, o petista havia sido condenado pelo então juiz federal Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão.

Votaram a favor da redução os ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, que acompanharam o entendimento do relator do processo Felix Fischer, primeiro a votar.

A redução das penas aplicadas ao petista refere-se a corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp