Política

Políticos baianos homenageiam jornalista e radialista José Oswaldo

BNews/Vagner Souza
Medalha Tomé de Souza é destinada a pessoas que tenham prestado serviços relevantes a Salvador e são escolhidas pela Mesa Diretora da Câmara  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 22/05/2019, às 22h12   Henrique Brinco



Políticos de diferentes correntes partidárias marcaram presença na Sessão Solene em homenagem ao jornalista e radialista José Oswaldo, na noite desta quarta-feira (22). Na ocasião, o veterano da imprensa baiana recebeu a medalha Thomé de Souza - honraria concedida pela Câmara Municipal de Salvador a personalidades ilustres da capital baiana.

Leia também:
Jornalista e radialista José Oswaldo recebe Medalha Thomé de Souza em Salvador

O jornalista e secretário de Comunicação do Governo da Bahia, André Curvello, marcou presença representando o governador Rui Costa (PT). "Existem ícones. O ícone é construído pela sua própria história", destacou. O líder de governo na Câmara e aliado do prefeito ACM Neto, vereador Paulo Magalhães Júnior, também marcou presença e lembrou a contribuição de Zé Oswaldo para o esporte. "Ele é uma figura importante para a sociedade baiana, ligada ao esporte baiano sobretudo. É uma justa homenagem, aprovada por unanimidade por essa casa".

O presidente da Câmara, Geraldo Júnior (SD), foi o autor da proposta de homenagem. "Esse é um reconhecimento da nossa casa legislativa, da casa do povo, a um profissional que tem longos anos de contribuição ao jornalismo e a radiodifusão baiana", avaliou.

O Coronel Anselmo Brandão lembrou que o homenageado contribuiu ao longo da carreira com informação de utilidade pública. "Destaco a forma como ele se comunica com seu público", ressaltando o apreço que todos os policiais militares baianos têm pelo comunicador. O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) ressaltou a humildade de Zé. "O conheci há 15 anos e destaco a personalidade agregadora. É uma pessoa que sempre cativa a todos".

Já o advogado eleitoral Ademir Ismerim, lembrou que Zé Oswaldo se tornou o que é no momento mais difícil. "A comunicação era mais complicada. O rádio, talvez, era o grande veículo, mas não se tinha a mídia que temos hoje", lembrou. O presidente do PPS/Cidadania em Salvador, o vereador Joceval Rodrigues, ressaltou a autenticidade do radialista. Suíca (PT) lembrou que o radialista doou seu filho para o jornalismo, que é Zé Eduardo, apresentador da RecordTV. Itapoan "Eles me permitiram ser amigo deles e a minha presença é fundamental por tudo o que os filhos deles representam para mim. Em um fato recente que aconteceu com a minha irmã, eles foram os primeiros a ligar  e ir na minha casa", afirmou. 

Estiveram presentes ainda na homenagem os vereadores Alexandre Aleluia, Henrique Carballal, Marcelle Moraes, Carlos Muniz, José Trindade, Moisés Rocha, Toinho Carolino, Pedro Godinho e o ex-vereador Super Geraldo, entre outros.

José Oswaldo tem 83 anos. Atualmente é proprietário do site de esporte olímpico Zé Oswaldo. Ao longo da carreira, o jornalista e radialista foi repórter no Diário de Notícias e trabalhou no departamento de publicidade da Tribuna da Bahia. O Comodoro do Yacht Clube da Bahia, Marcelo Sacramento, relembra a época em que o jornalista era funcionário no jornal. "Ele é um amigo da Tribuna da Bahia. Tenho o privilégio de ele ser meu amigo pessoal e também amigo de Walter Pinheiro [presidente da Tribuna]. Temos o privilégio de fazer parcerias entre o site de Zé Oswaldo e o jornal".

Como radialista, José Oswaldo também atuou nas principais rádios como Bandeirantes, Cultura, Bahia e Sociedade. Na carreira pública foi aprovado no concurso público do Departamento de habitação e Urbanização do Estado da Bahia (URBIS), onde foi funcionário por 34 anos. A medalha Tomé de Souza é destinada a pessoas que tenham prestado serviços relevantes a Salvador e são escolhidas pela Mesa Diretora da Câmara.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp