Política

Militar é escolhido por Marcos Pontes para comandar o Inpe interinamente

Rovena Rosa/Agência Brasil
Tese de doutorado de Darcton Policarpo Damião foi sobre desmatamento na Amazônia  |   Bnews - Divulgação Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 05/08/2019, às 18h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O militar Darcton Policarpo Damião foi o escolhido para dirigir o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável pelo monitoramento e divulgação de dados do desmatamento no país. Segundo O Globo, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes disse que o próximo diretor do Inpe seria alguém com experiência prévia em desmatamento e conhecimento em gestão e que, segundo fontes próximas ao ministro, o fato de ser militar não foi preponderante para a decisão.

Darcton tem doutorado em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília, e sua tese de doutorado foi sobre desmatamento na Amazônia. De acordo com seu currículo na Plataforma Lattes, ele possui mestrado em sensoriamento remoto pelo próprio Inpe.

Em um vídeo divulgado em redes sociais, Pontes diz que a Darcton deverá ficar no cargo de forma interina até que uma comissão seja montada e elabore uma lista tríplice. 

"Ele é uma pessoa de confiança, logicamente. E uma pessoa com uma capacidade de gestão já demonstrada pelos cargos que exerceu e, portanto, será um ótimo diretor interino para dar continuidade nesse trabalho", afirmou.

Ele irá substituir Ricardo Galvão, demitido na sexta-feira, após o presidente criticar a divulgação de dados sobre desmatamento feita pelo instituto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp