Política

25: Antigo número de urna de ACM Neto é abrigado por sigla bolsonarista; veja

Joilson César/BNews
Na tarde desta quarta-feira (26), anúncio de nova sigla resultante de fusão foi realizado  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 26/10/2022, às 18h45   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Na tarde desta quarta-feira (26), o PTB e o Patriota anunciaram, após decisão unânime, um acordo para a fusão das legendas. A nova agremiação partidária se chamará Mais Brasil.

As negociações foram iniciadas após o primeiro turno das eleições, quando ambos os partidos não alcançaram a cláusula de barreira. Essa regra estabelece que a distribuição dos recursos mensais do fundo partidário está vinculada ao desempenho eleitoral das legendas.

Para isso, são avaliadas as somas de votos válidos em candidatos a deputado federal e também o número de deputados federais eleitos. As siglas, separadamente, deveriam ter conseguido pelo menos 2% dos votos válidos ou ao menos 11 deputados federais em um terço das unidades da federação, o que não aconteceu. O PTB elegeu apenas um deputado federal e o segundo.

O que chamou a atenção, no entanto, para além disso, foi o número da urna que o novo partido irá usar: 25, utilizado historicamente pelo antigo Democratas, que abrigava e era nacionalmente presidido pelo candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, antes de se fundir com o PSL, formando o atual União Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp