Política

Guedes e Fernando Azevedo arquivam projeto petista de estatal bélica

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Foi montado um grupo de trabalho para estudar e identificar medidas de fomento para a “ampliação da capacidade da base industrial de defesa”  |   Bnews - Divulgação Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Publicado em 18/11/2019, às 15h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os ministros Paulo Guedes (Economia) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa) arquivaram, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, a criação de uma "trading de defesa", pensada ainda durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. As informações são do blog Radar, da revista Veja, desta segunda-feira (18). 

De acordo com a publicação, em maio de 2013, o governo federal montou um grupo de trabalho interministerial para estudar e identificar medidas de fomento para a “ampliação da capacidade da base industrial de defesa”, com a criação de uma “trading de defesa”.

À época, Fernando Pimentel e Celso Amorim incluíram no grupo o caixa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e as agências Brasileira de Desenvolvimento Industrial e Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Segundo a matéria, a nova estatal petista nasceria coberta pelo “sigilo de dados sensíveis”, ou seja, fora da da lei de acesso à informação. O país passava pela reta final da compra dos caças suecos, uma empreitada de 5,4 bilhões de dólares.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp