Política

Em Salvador, Major Olímpio pede impeachment de Toffoli após decisões sobre 2ª instância e Coaf

Roberto Viana/BNews
Senador relembrou decisões recentes do Ministro   |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/BNews

Publicado em 21/11/2019, às 18h05   Pedro Vilas Boas e Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Major Olímpio (PSL-SP) defendeu o pedido de impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ministro Dias Toffoli durante o Iº Congresso do Instituto de Direito Militar na Bahia. Após dois recentes julgamentos polêmicos da Corte sobre a prisão em 2ª instância [já finalizado] e Coaf [ainda em julgamento], nas quais os temas vão de encontro com bandeiras levantadas pelo senador, como combate a corrupção e a permanência do antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), atual UIF (Unidade de Inteligência Financeira), sob a pasta do ministério da Justiça e Segurança Pública.

"Nós estamos pedindo isso o tempo todo [CPI (Comissão Parlamentar de Investigação) contra o ministro do STF, Dias Toffoli] inclusive, o impeachment, ele tem usurpado competência de outros poderes, posicionamento além do que tem que ter um guardião da Constituição e o presidente do Supremo", declarou Olímpio.

O senador também cobrou uma posição da Corte sobre o julgamento referente ao compartilhamento de dados fiscais e bancários sem autorização judicial, que está em curso no plenário do STF desde a última quarta-feira (20) e foi suspenso hoje à tarde, após o voto do ministro Alexandro de Moraes

"Vamos ver, se o Supremo vai tomar uma atitude digna que a população quer, espera e merece. As condutas do presidente do Supremo, não são as condutas de quem tem por obrigação ser o guardião da Constituição e não tem feito isso. Ao contrário, tomando medidas que diminuem a importância do Supremo".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp