Política

“Método de intimidação herdado do avô”, diz Robinson sobre processo movido contra ele por Neto

Roberto Viana/ BNews
Deputado foi condenado por calúnia e difamação contra o prefeito de Salvador e sua mãe, Rosário Magalhães  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/ BNews

Publicado em 07/12/2019, às 13h40   Pedro Vilas Boas e Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) manteve neste sábado (7) as críticas feitas que o levaram a ser condenado a prisão e à perda de direitos políticos em processo judicial movido pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). 

Em decisão de outubro deste ano, o juiz Ricardo Augusto Schmitt sentenciou o parlamentar a 1 ano, 9 meses e 23 dias de detenção pelos crimes de calúnia e difamação cometidos contra Neto e a mãe dele, Rosário Magalhães. A pena foi convertida em prestação de serviços comunitários. 

O deputado foi processado por fazer, em março de 2018, uma publicação em rede social, acusando o prefeito de repassar indevidamente à mãe a quantia de R$ 2,8 milhões de verba municipal para beneficiar o Parque Social, instituição que ela preside.

Ao BNews, Robinson, que recorreu da decisão, disse que não caluniou e nem difamou o demista. Ele acusou o prefeito de utilizar métodos de intimidação para sufocar críticas de adversários a atos de sua gestão. 

“Fiz uma crítica política, de que os recursos públicos de Salvador devem ser prioritários para a saúde, e não para ONG presidida por sua mãe. Mantenho a crítica. Tenho muita esperança de ser absolvido porque foi uma decisão injusta na primeira instância”, declarou. 

Ainda segundo o petista, Neto age como seu avô, o ex-senador e ex-governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães (1927-2007).

“O prefeito quer intimidar a todos que o criticam, como processou agora a vereadora Aladilce. Eu não tenho medo dele. Vou continuar criticando e enfrentando porque esse método de intimidação ele herdou do avô. Já alcançamos um patamar de democracia na Bahia onde as opiniões e divergências precisam ser respeitadas, e não processadas”, atacou. 

Candidatura do PT
Na disputa pela indicação do PT para ser candidato do partido à prefeitura de Salvador em 2020, Robinson afirmou que espera que a sigla decida “o mais rápido possível” quem vai escolher. 

A expectativa, segundo o presidente municipal da legenda, Ademário Costa, é de que, até o dia 18 de dezembro, o PT possa diminuir a quantidades de nomes na disputa para posterior definição partidária do concorrente.  

“Para mim, vai ser motivo de orgulho assumir a tarefa de representar o partido em 2020 aqui em Salvador. Tô muito mobilizado internamente e convencido de que a gente pode disputar a eleição aqui no ano que vem”, disse o deputado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp