Política

Por logística do Carnaval, prefeito garante continuação de obra na Castro Alves apesar de descoberta de estrutura antiga

Vagner Souza/BNews
O prefeito relatou que conversou com o secretário de Cultura do município e técnicos do IPHAN sobre o assunto  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 26/12/2019, às 10h37   Bruno Luiz e Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto (DEM) confirmou a continuidade das obras na Praça Castro Alves apesar da descoberta da antiga estrutura do Teatro São João, datado do século XIX, exposta após escavações próximas ao monumento do poeta durante as obras de requalificação do largo.

De acordo com o democrata, a situação da praça não pode ficar em aberto, pois a logística do Carnaval do centro depende da liberação do local, contudo, não negligenciou sobre o diálogo para manutenção do achado histórico.

“As obras continuam, pois temos prazo, a Praça Castro Alves é fundamental para realização do Carnaval. Qual a hipótese de deixar a Praça Castro Alves em aberto? Nenhuma! Zero. Até porque se acontecer isso não tem Carnaval. Na Avenida Sete, na Carlos Gomes, no Centro Histórico, não vamos deixar em aberto, pois também não vamos comprometer o patrimônio histórico”, afirmou nesta quinta-feira (25).

O prefeito relatou que conversou com o secretário de Cultura do município, Claudio Tinoco, e técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) sobre o assunto. “A última conversa que eu tive que foi anteontem e a posição inicial foi de que não haveria problema para o andamento das obras. Prefeitura e Iphan vão se posicionar conjuntamente”, disse.

TEATRO - O assunto ganhou repercussão após publicação de uma matéria pelo BNews, na terça-feira (24), que apontou a descoberta da estrutura do Teatro São João, - um dos maiores e mais representativos do século XIX e XX – durante a obra de requalificação da Praça Castro Alves. As ruínas do antigo espaço cultural foram localizadas em frente ao atual Palácio do Esportes, sede da Federação Baiana de Futebol.

Matéria relacionada:

Prefeitura estuda estrutura achada em reforma na Castro Alves para atestar se é de teatro antigo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp