Política

Aduneb decreta paralisação de três dias contra reforma da Previdência Estadual aprovada na AL-BA

Vagner Souza / BNews
Sindicato dos professores da Universidade da Bahia protesta contra reformas estaduais  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 02/02/2020, às 10h51   Yasmin Garrido e Tamirys Machado



A Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) vai decretar paralisação de três dias após a aprovação da reforma da previdência dos servidores do estado. Em conversa com o BNews, uma das dirigentes do sindicato, Ronalda Barreto, afirmou, durante a festa de Iemanjá, que o protesto é contra a retirada de direitos

“O sindicato se posiciona pela defesa de direitos, o que está acontecendo na Bahia assim como outros estados é retirada de direitos dos trabalhadores. Nós decretamos paralisar as atividades não só por conta da PEC da previdência, como também tá vindo ai leis complementares, nós paralisamos em defesa do serviço público e dos trabalhadores”, afirmou neste domingo (2). 

“São três dias de paralisação como forma de protesto devido a forma ditatorial de como as coisas estão se dando da Bahia. Haja visto o que aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia. Aquilo deveria ter sido feito de forma democrática. 75% de votação do governador foi na expectativa de um processo democrático.  Hoje não é aprovação, muitos professores universitários não mais apoiam o governo com essa postura autoritária que tem o governador Rui Costa”, ressaltou. 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 159 que altera o regime de previdência dos servidores estaduais foi aprovada na última sexta (31) sob forte protesto dos servidores, policiais e sindicatos. 

ERRATA _ 10h06: diferente do publicado anteriormente, não houve retirada de apoio da insituitção ao governo do Estado, como publicado erroneamente nesta matéria, mas a indisposição da relação dos professores universitários com o governo do Estado com a aprovação da Proposta de Previdência, conforme relato de Ronalda Barreto. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp