Política

Neto revela conversa "amistosa" com Rui sobre pendências do VLT do subúrbio

Henrique Brinco/ BNews
Licença para obras do trecho 3 do metrô deve sair com rapidez  |   Bnews - Divulgação Henrique Brinco/ BNews

Publicado em 06/03/2020, às 20h40   Henrique Brinco e Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto (DEM) informou que o projeto do trecho 3 do metrô de Salvador (Estação Pirajá – Águas Claras/Cajazeiras) deve ter suas licenças liberadas com rapidez pela prefeitura da capital baiana, pois não tem tanta interferência na área urbana da cidade. O caso do VLT - Veículo Leve de Transporte, no entanto, é diferente.

Neto recebeu uma ligação do governador Rui Costa (PT) para tratar sobre essas duas intervenções. “O tom da ligação do governador não foi de cobrança, foi bastante amistoso, perguntando como estavam os avanços em torno do VLT e do metrô. Eu informei ao governador que o trecho 3 do metrô estava na Secretaria de Mobilidade, que está chegando ao seu parecer a respeito do projeto e vai devolver para a Sedur. Eu penso que o projeto do trecho 3 deve avançar nas suas licenças com rapidez na prefeitura, até porque ele não tem tanta interferência na área urbana da cidade e a prefeitura tem absoluta concordância com a implementação dessa obra”, afirmou o demista nesta sexta-feira (6), durante a inauguração do Parque dos Ventos. 

O projeto do VLT está na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), onde passa por análise o estudo de impacto de vizinhança, apresentado em janeiro pelo consórcio responsável. “A Secretaria está em seu prazo de análise, mas estamos também estamos aguardando os pareceres que têm que ser juntados ao processo, da Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Não depende apenas da prefeitura o licenciamento do VLT, pois [o projeto] tem impacto em área da União e de proteção do patrimônio histórico”, detalhou.

Neto disse que, em tese, a prefeitura é a favor do trecho 3 do metrô e do VLT. “Espero que possam sair do papel. O nosso espirito é de colaborar, sempre com os devidos cuidados e ressalvas com o impacto que vai ter na cidade, assim como fizemos com o metrô e deu certo”, finalizou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp