Política

Em despedida da Sempre, Ana Paula Matos destaca ações à frente da pasta: “Encerro com a sensação de dever cumprido”

Arquivo BNews
Secretaria agora é conduzida por Juliana Guimarães Portela  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 05/06/2020, às 21h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A ex-secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, que deixou o cargo na última quinta-feira (4), se despediu da secretaria e lembrou as ações realizadas à frente da pasta.

“Encerro essa etapa com a sensação de dever cumprido e com a certeza de que o cuidado com as pessoas norteou os 11 meses da minha gestão. Assumirei novos desafios e continuarei à disposição, totalmente dedicada ao melhor da cidade. Independentemente de onde estiver, seguirei servindo à sociedade, atuante e vigilante na luta por quem mais precisa”, disse Ana Paula.

Há especulações de que a ex-secretária irá compor a chapa ao lado do vice-prefeito, Bruno Reis (DEM), mas a informação ainda não foi oficialmente confirmada.

Ana Paula Matos ganhou ainda mais visibilidade recentemente, principalmente durante as ações da prefeitura no combate à pandemia do coronavírus para o público de baixa renda.

Segundo ela, nos 11 meses à frente da pasta, a Sempre dobrou as unidades de acolhimento na capital baiana, passando de nove para 21, entre institucionais e emergenciais.  Além disso, requalificou 10 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), totalizando 28 unidades espalhadas por Salvador; bateu recorde de abordagens sociais no Carnaval 2020; reduziu em 22% o número de trabalho infantil; ampliou em 73% a quantidade de assistidos quando se compara com a festa de 2019; criou ações voltadas à pessoa com deficiência como o camarote acessível e implantou pontos de apoio a catadores de materiais recicláveis. 

Ainda de acordo com a secretária, em menos de um ano de gestão, quase 900 pessoas saíram da situação de rua e a Sempre criou 538 novas vagas em unidades de acolhimento. Com a pandemia do coronavírus, todas as ações foram potencializadas: cinco pontos de distribuição de refeições, inauguração do Complexo de Pau da Lima com distribuição diária de 500 quentinhas, além de cursos profissionalizantes e apoio a microempreendedores. 

A Sempre também realizou a ampliação do atendimento no Restaurante Popular de São Tomé de Paripe, com quase 70 mil cestas básicas entregues, R$ 11 milhões já pagos a trabalhadores informais do benefício Salvador Por Todos, 260. 481 mil refeições distribuídas e implantação da lavanderia móvel, com 15.790 abordagens sociais no período da pandemia. 

A Sempre agora é conduzida por Juliana Guimarães Portela

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp