Política

Folha debocha de Mário Frias e divide opiniões

Imagem Folha debocha de Mário Frias e divide opiniões
Jornal usou foto sensual para noticiar nomeação de novo secretário nacional de Cultura do governo Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/06/2020, às 18h43   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A foto de capa e a manchete do caderno Ilustrada do jornal Folha de São Paulo, neste sábado (20), causou polêmica nas redes sociais. A página trouxe uma foto de Mário Frias, nomeado como novo secretário de Cultura do governo Bolsonaro, em uma pose sensual acompanhada do título "O novo homem do presidente".

Leia também: Planalto tenta desvincular Wassef de Bolsonaro

Segundo o jornal, a foto faz parte de um ensaio feito pelo ator nos anos 2000 para o site Paparazzo. Muitos influenciadores digitais ficaram divididos com a escolha editorial e alguns chegaram a acusar a publicação de homofobia.

Vera Magalhães, apresentadora do "Roda Viva", foi uma das primeiras a levantar a polêmica. "A Folha que me desculpe, mas há milhares de formas e razões para criticar a indicação de Mário Frias para a Cultura, mas essa não é uma delas. Faz insinuação homofóbica, sexualiza o que não deve. E se fosse uma atriz nua? Sairia esse título? Não é assim que se ilumina o debate", escreveu, no Twitter.

O perfil do personagem "Haddad Debochado", um dos mais seguidos pela esquerda na rede social, postou a capa e depois apagou. "Apaguei a postagem da capa da Folha de São Paulo com a foto do Mário Frias porque só agora percebi o quanto é homofóbica. Não precisamos disso para combater o Bolsonaro", comentou.

Já o youtuber Pedro HMC, dono do canal LGBTQIA+ "Põe na Roda", defendeu a escolha da Folha. "Eu sou gay e não acho homofóbico a Folha usar foto do Mário Frias sensualizando pra anunciar nomeação do governo. Pelo contrário, não é dos gays que se tira sarro, mas do governo de um homofóbico, que se diz conservador, moralista e técnico. Só expõe a hipocrisia dessa gente...", postou.

O jornalista João Victor Marques também defendeu a manchete. "Sendo a capa com Mario Frias homofóbica ou não, estou pronto com meu paninho para passar pra  Folha. Deboche é uma das maiores armas, na minha opinião. Se Bolsonaro e Carluxo estão p***s, eu estou feliz", comentou.

Antes de virar secretário, Mario Frias ganhou destaque em novelas de baixo orçamento na TV aberta, como Malhação (TV Globo) e Floribella (Band), entre outras. Recentemente, apresentava game shows na RedeTV!. É também apoiador declarado de Bolsonaro nas redes.

Leia também: Kim Kataguiri e Bibo Nunes batem boca na TV: "Vai negar isso?"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp