Política

Mourão afirma que Bolsonaro não tem objetivo de ruptura institucional

Reprodução // Agência Brasil
"O presidente não tem o mínimo anseio, o mínimo objetivo de fazer alguma ruptura institucional"  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Agência Brasil

Publicado em 23/06/2020, às 09h05   Redação BNews



O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira (23) que o presidente Jair Bolsonaro não tem como objetivo qualquer ruptura institucional do país e que as Forças Armadas têm mantido seu papel constitucional.

"O presidente não tem o mínimo anseio, o mínimo objetivo de fazer alguma ruptura institucional aqui no nosso país... as Forças Armadas estão fora de qualquer tipo de ação dessa natureza, mas eu deixo claro que o presidente não tem essa visão em momento nenhum", disse Mourão em entrevista à CNN Brasil.

Na avaliação do vice, as Forças Armadas têm permanecido, como nos últimos 35 anos, "dentro da disciplina, da hierarquia, cumprindo as suas missões constitucionais". Segundo o vice, entre os militares pode haver indivíduos com uma simpatia maior pelo governo Bolsonaro, outros nem tanto, "mas o importante é os comandantes estarem devidamente comprometidos apenas com a missão constitucional", afirmou.

Ele acrescentou que "em nenhum momento está escrito que elas são um Poder Moderador", distanciando-se da posição defendida por alguns apoiadores do presidente e mesmo por juristas. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, em decisão formal, e o presidente da corte, Dias Toffoli, já declararam que esse papel não cabe às Forças Armadas. 

Questionado se sentia-se preparado para assumir a Presidência caso necessário, Mourão foi taxativo: "Nem passa pela minha cabeça, o nosso presidente se chama Jair Bolsonaro."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tagsmourao