Política

"Tudo que fizemos até agora foi para evitar lockdown", afirma Neto após recomendação do Comitê do Consórcio Nordeste

Dinaldo Silva/Bnews
Neto afirmou que tem trabalhado com respaldo científico e com ajuda da Fio Cruz e da UFBA  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/Bnews

Publicado em 03/07/2020, às 11h05   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Depois do boletim do Comitê Científico do Consórcio Nordeste apontar que Salvador está no limite e que precisa de uma implementação de um lockdown, ou restrição total de circulação de pessoas e comércio, o prefeito ACM Neto disse, na manhã desta sexta-feira (3), que, até o momento, não tem se respaldado nas notas técnicas do Consórcio para implementar medidas de contenção do coronavírus na cidade. 

"Eu não vi essa recomendação do Consórcio. E caso ela tenha acontecido, não tem qualquer tipo de impacto e força indicativa para a prefeitura. Eu não tenho me amparado às opiniões do Consórcio. Hora nenhuma buscamos o suporte deles. Temos nossos técnicos, a Fio Cruz, a Universidade Federal da Bahia, e temos trocado experiências com dezenas de prefeituras e governos do Brasil. (...) Todas nossas decisões são técnicas e científicas. Tudo que fizemos até agora foi para evitar o lockdown", disse Neto.

Pressão

Ainda segundo o prefeito, na cidade, cerca de 80% dos leitos estão ocupados com pacientes acometidos pelo vírus. Ele havia afirmado no começo da semana que está se reunindo com o governador Rui Costa (PT) para pensar em protocolos de retorno de atividades. As ações, no entanto, dependem do comportamento do vírus na capital. "Não podemos abrir tudo de vez e ter uma explosão no número de casos. Tudo tem que ser feito com cautela", completou o prefeito.

Neto vem suportando uma pressão do empresariado que pede o retorno do comércio. No final de semana, por exemplo, manifestantes estiveram em sua casa, no Corredor da Vitória, para um buzinaço. O gestor afirmou não se incomodar com as manifestações contrárias e que vem tomando decisões "com base na ciência".

Leia também:

"Eu tenho espírito público, não espírito de porco", diz ACM Neto sobre decidir não reabrir o comércio

Prefeitura de Salvador já discute retomada dos jogos de futebol na capital

Prefeitura de Salvador prorroga decretos com restrições por mais sete dias

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp