Política

Fórum em defesa da democracia tenta superar imbróglio com o PT e busca aliança com o DEM em Salvador

Reprodução/Instagram
Na próxima terça o Fórum Salvador vai apresentar uma carta com os princípios norteadores do grupo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 14/07/2020, às 18h16   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

Organizadores do Fórum Salvador, grupo formado majoritariamente por lideranças da esquerda soteropolitana a favor da democracia, tentam superar o imbróglio com o Partido dos Trabalhadores e selar a participação da legenda nos próximos atos organizados na capital baiana, como o de terça-feira (21). O Fórum estima ainda fechar aliança com o DEM, do prefeito ACM Neto.

"A ideia é deixar a coletividade acima dos interesses políticos", disse o presidente do PCdoB na cidade, Jurandir Júnior, em entrevista ao BNews, que também é coordenador do Fórum.

O primeiro ato do grupo foi uma carreata no dia 29 de junho, que não contou com a presença da militância petista, o que chateou os colegas de Fórum. "Apoiar sem ir?! O PT prefere dar condições a Bolsonaro cumprir o governo, do que criar condições políticas para o impeachment", disse, à época, o vereador Henrique Carballal (PV).

Segundo Jurandir, o DEM municipal, presidido pelo vereador Duda Sanches, foi convidado para participar da carreata, mas decidiu não sair às ruas nem apoiar a frente. 

Apesar de um apoio mais distante, a aliança com o partido do prefeito ACM Neto, segundo Jurandir, tem sido costurada com integrantes do Fórum ligados ao chefe do executivo municipal, como o próprio Carballal e André Fraga, ex-secretário de Sustentabilidade de Salvador e atual pré-candidato a vereador.

Carta

Na próxima terça, o Fórum Salvador vai apresentar uma carta com os princípios norteadores do grupo. Até lá ocorreram ainda mais discussões para que todos cheguem a um consenso sobre os ideais.

Já estão sendo planejados novos atos, incluindo ações semelhantes a carreata original, porém, pelos bairros de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp