Política

ACM Neto defende retirar ISS da reforma tributária: "contrariando meu partido"

Arquivo BNews
O ISS ajuda em parte de arrecadação de grandes municípios  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 22/07/2020, às 11h11   Luiz Felipe Fernandez e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto, contrariando o pensamento de lideranças políticas do próprio partido, o Democratas, é a favor do Congresso não incluir a gestão do Imposto sobre Serviços (ISS) na discussão sobre reforma tributária. O ISS ajuda na considerável parte de arrecadação de grandes municípios acima de 100 mil habitantes.

“Sou contrário ao que defendem lideranças, sobretudo na Câmara dos Deputados, que têm defendido a reforma tributária mais ampla, mas eu sou muito cético que, nesse momento, possa acontecer uma reforma tributária que envolva todos os entes da Federação”, disse Neto.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, entregou nesta terça-feira (21) ao Congresso Nacional uma proposta do governo federal que propõe tratar, neste primeiro momento, apenas de tributos federais sobre o consumo.

O pensamento de Neto é alinhado com o ministro que prevê tratar de tributos estaduais e municipais em um outro momento. A decisão de incluir apenas tributos federais, de acordo com Guedes, foi tomada por "respeito a estados e municípios" que foram afetados pela crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. 

"Tratar de reforma tributária em um ambiente econômico de crescimento para o país já não é fácil, muito mais difícil é tratar sobre esse tema em um ambiente de recessão (...) Não dá pra gente pagar tantos impostos, com tanta complexidade. Se o volume de impostos já é alto, a burocracia e a quantidade de regras para o pagamento desses impostos é tão penosa quanto (...) Eu defendo que ela ocorra de maneira fatiada. A primeira [etapa], acredito, deve ser a deliberação do Congresso sobre a proposta entregue pelo ministro Paulo Guedes.Depois de vencer a etapa dos impostos federais, eu trataria dos impostos estaduais e municipais", sugeriu. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp