Política

Robinson Almeida se posiciona contra tentativa de reeleição de Nelson Leal à presidência da Assembleia Legislativa

Divulgação
Na avaliação de Almeida, a prática poderia criar um "monópolio de poder"  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/07/2020, às 17h32   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) se posicionou contra o desejo do colega Nelson Leal (PP) de se reeleger como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 2021. A reeleição na Casa foi proibida após aprovação, por unanimidade, de uma proposta em 2017.

"Esse um ano e meio de gestão de Nelson Leal eu avalio como positivo o esforço que tem feito pra equilibrar as contas na AL-BA, honrar os compromissos com os servidores, fornecedores. Agora, não sou favorável à reeleição. E não é para o 'caso Nelson Leal'. Eu creio que é muito saudável pro Poder Legislativo que haja sempre uma renovação no exercício do presidente", argumento o petista, em entrevista ao vivo no quadro Política Agora, do BNews.

Na avaliação de Almeida, a prática poderia criar um "monópolio de poder". "O caboclo se elege uma vez, gosta e parte pra segunda, terceira, quarta; já vimos esse filme. Creio que foi uma medida adotada recentemente pela AL-BA, a proibição da reeleição, e isso não tem a ver com Nelson Leal. E, a não ser que haja orientação contrária do PT, a minha posição pessoal é votar contra o instituto da reeleição na AL-BA", completou.

Em entrevista ao jornalista José Eduardo, na Rádio Metrópole, em junho, Leal afirmou que vai tentar se reeleger presidente da AL-BA. Ano passado, o BNews revelou a existência de um planejamento nos bastidores para o pepista continuar na cadeira de presidente. A reeleição quebra acordo com o grupo do governador Rui Costa (PT), uma vez que a escolha de Adolfo Menezes (PSD) para o cargo em 2021 já havia sido sacramentada.

"Eu, até agora, não tinha pensado em reeleição. Mas, realmente, esse ano foi um ano morto. Então, a gente ficou numa situação extremamente delicada. [...] Eu vou, sim, obviamente que depende de costuras e conversas, mas vou, sim, pleitear reeleição. Espero contar com apoio de meus pares, amigos deputados", disse o deputado, á época.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp