Política

Presidente do TCU vai se aposentar e vaga pode ir para o Centrão

Divulgação
Com a cadeira desocupada, Bolsonaro poderá indicar alguém para o cargo  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/07/2020, às 08h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, vai antecipar em mais de dois anos sua aposentadoria. Ao que tudo indica, ele pode deixar o cargo no dia 31 de dezembro. De acordo com a lei, ele só se aposentaria aos 75 anos, em setembro de 2023.

Com a cadeira desocupada, o presidente Jair Bolsonaro poderá indicar alguém para ocupar a vaga. Monteiro chegou ao TCU por indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2007. 

Nos corredores do Palácio do Planalto, segundo informações da CNN Brasil, o nome do vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira, presidente do Republicanos, já começa a circular como um dos mais fortes para a vaga. A avaliação é a de que sua ascensão ao TCU resolveria parte da disputa pelo lugar de Rodrigo Maia.

Procurado pelo canal de TV, Marcos Pereira disse estar “honrado” em ser lembrado para uma vaga no TCU, mas afirmou que “ainda tem muito a contribuir com sua atuação no Legislativo”.

Nomes mais "técnicos" também começam a ser ventilados para ajudar o governo com as fiscalizações do Pró-Brasil. Os ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União) foram citados nos bastidores. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp