Política

Nepotismo: MP-BA recomenda que prefeito de São Francisco do Conde exonere irmão de secretário

Arquivo BNews
Josias é irmão do secretário de Projetos Estratégicos, Ruy dos Santos Barbosa, e é diretor da mesma pasta  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 18/08/2020, às 10h21   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) expediu recomendação para que o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Santos Almeida, proceda com a exoneração do Diretor de Departamento da Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos, Josias da Silva Barbosa Junior, por configuração de nepotismo.

De acordo com o órgão estadual, é de amplo conhecimento que Josias é irmão do Secretário Municipal de Projetos Estratégicos, Ruy dos Santos Barbosa, e que, desde 2017, exerce cargo comissionado na mesma pasta do parente.

Além disso, para o MP-BA, “entre o Secretário Municipal e os detentores de cargos de direção, chefia e assessoramento de sua pasta existe vínculo de subordinação”, sendo que a nomeação de Josias fere o princípio da razoabilidade.

Ainda segundo o órgão, em São Francisco do Conde há “evidente disponibilidade de pessoas não parentes altamente habilitadas tecnicamente ao exercício das funções designadas à Josias da Silva Barbosa Júnior, não havendo que se falar em ausência de profissionais não parentes para o cumprimento de tal mister”.

O prefeito em 15 dias para apresentar a exoneração de Josias, sob pena de ser acionado extrajudicial ou judicialmente pelo MP-BA. “Ao tempo em que confiamos no atendimento à presente recomendação, informamos que a não adoção das providências recomendadas implicará na adoção de outras medidas judiciais e extrajudiciais pelo Ministério Público”.

Clique aqui e leia na íntegra a recomendação do MP-BA.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp