Política

Ministério do Meio Ambiente deixa de aplicar maior parte da verba para mudança climática, aponta CGU

José Cruz/Agência Brasil
Ministério diz que alterou planejamento  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 22/08/2020, às 11h15   Redação BNews



Um relatório publicado, nesta sexta-feira (21), pela Controladoria-Geral da União (CGU) mostrou que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) aplicou em 2019 uma pequena parte do orçamento para programas de mudança do clima e conservação da biodiversidade e não lançou editais para pesquisa nessas áreas. 

De acordo com o G1, o TCU indica que em programas de mudança climática, a pasta utilizou 13% dos R$ 10,3 milhões autorizados no orçamento. Já na área de conservação e uso sustentável da biodiversidade foi de 14%.

“O relatório da CGU reconhece e destaca que o MMA alterou seu planejamento estratégico, sua estrutura e suas prioridades orçamentárias, com prioridade para recursos destinados aos programas de Qualidade Ambiental Urbana: resíduos sólidos, saneamento e qualidade do ar”, afirmou o ministério em nota.

Os auditores da CGU registraram que a execução orçamentária do ministério como um todo caiu a 11% em 2019, abaixo até dos 22% de 2018 e muito abaixo dos 51% de 2017.

"As situações encontradas geram o efeito potencial (risco) de queda na execução orçamentária também no exercício de 2020, considerando que o planejamento estratégico da unidade foi recentemente aprovado, o que implica a inexistência de planos operacionais institucionalizados que guiem a atuação das diversas áreas no ministério até o momento", diz o documento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp