Política

McDonald's, Tim e Casas Bahia cortam publicidade do canal de Olavo de Carvalho

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Natura, Polishop e iFood foram outras marcas que também cortaram publicidade de guru do bolsonarismo  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/09/2020, às 16h49   Henrique Brinco


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Grandes marcas anunciaram que irão cortar as publicidades automáticas no canal do astrólogo e influenciador digital Olavo de Carvalho no YouTube. Ele é considerado o "guru" do governo Bolsonaro e de seus apoiadores. As decisões foram anunciadas após pressão do movimento Sleeping Giants Brasil, que atua no combate contra as fake news na internet.

O corte que mais chamou a atenção foi da rede McDonald's, a maior rede de fast food do mundo. "Nosso time já retirou nossa publicidade deste canal e vamos retirar também de qualquer outro que compactue com notícias falsas. Obrigado pelo aviso!", anunciou a empresa, em nota enviada ao perfil da Sleeping Giants no Twitter. A decisão irritou bolsonaristas, que subiram a hashtag "#BoicoteMcDonalds" na rede social.

Também anunciaram que vão suspender as publicidades automáticas do canal a rede de telefonia Tim, a marca de cosméticos Natura, a rede varejista Polishop e os aplicativos iFood e inDriver, entre outros. "Já acionamos nosso time responsável pelos anúncios e continuaremos por aqui atentos e fazendo todo o possível para que isso não volte a acontecer", escreveu o perfil das Casas Bahia,

O Sleeping Giants nasceu nos Estados Unidos, onde foi criado pelo publicitário Matt Rivitz e Nandini Jammi. No Brasil, o grupo tem apontado sites e canais, majoritariamente bolsonaristas, que propagam informações falsas na internet e alertando anunciantes para que não vinculem suas marcas em páginas com conteúdos sem credibilidade.

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