Política

Dia do prefeito: Dos 69 gestores de Salvador, um governou por três dias e uma única era mulher

Arquivo Bnews
Confira também as principais atribuições do cargo  |   Bnews - Divulgação Arquivo Bnews

Publicado em 06/10/2020, às 13h57   Nilson Marinho



Escolhidos para representar os anseios do povo, embora alguns coloquem os seus à frente do interesse comum, ficam na mãos dos prefeitos a responsabilidade de administrar a cidade em que vive. No calendário, esta terça-feira (6) está reservada a eles, mas também aos tecnólogos e circulistas. Talvez poucos saibam quais são de fato as suas atribuições, menos ainda quando o cargo surgiu. 

Aqui, no Brasil, o cargo surge em 1835 pela assembleia provincial paulista, não como o mesmo nome que conhecemos. Naquela época, eram os intendentes as maiores figuras da administração pública das províncias. Foi só em 11 de outubro de 1893 que Salvador teve seu primeiro intendente, José Luiz de Almeida Couto, do Partido Liberal, embora outras capitais do Nordeste já tivessem criado o cargo junto aos paulistas.

De lá pra cá, foram 68 outros nomes na administração da capital baiana. Entre eles, interinos que chegaram a responder por apenas três dias durante a ditadura militar, como é o caso do advogado Raimundo Urbano, em 1977. Além daqueles eleitos pelos votos indiretos da Assembleia Legislativa, como Mário Kertész (1979/1981) e Manoel Castro (1983/1985). Há também as exceções, como Lìdice da Mata (1993/1996), a única mulher a sentar na maior cadeira do Thomé de Souza até hoje. Faltando pouco para a escolha do novo gestor que deverá tomar as rédeas da cidade no dia 1º de janeiro do próximo ano, saiba quais são as principais atribuição dele.

Alguns critérios para o cargo:

Ser alfabetizado
Ter nacionalidade brasileira
Ter idade mínima de 21 anos
Possuir domicílio eleitoral no município pelo qual está concorrendo

O que faz um prefeito:

Distribuir recursos
Cuidar de políticas públicas
Articular para conseguir recursos junto aos governos Estadual e Federal
Elaborar orçamento anual 
Coordernar as secretarias, como Saúde e Educação, com metas e prioridades
Sancionar ou vetar projetos de lei aprovados pelo Legislativo

Fonte de renda para os planos

Verbas da União e Estado
Impostos e tributos

Quanto ganha

Na Bahia, o maior salário para exercer o cargo é do prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus (PSD), com R$ 33,7 mil mensais na conta
Em Salvador, o gestor recebe cerca de R$ 12 mil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp