Política

Leal quer aproveitar pleito municipal para antecipar votação na AL-BA, mas vive impasse sobre PEC

Arquivo/BNews
Pepista mantém diálogo com o governador Rui Costa (PT), que se recusa a quebrar o acordo que levaria Adolfo Menezes à sucessão   |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 13/10/2020, às 17h23   Eliezer Santos e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Na tentativa de derrubar a Emenda Constitucional que impede a reeleição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Nelson Leal (PP) se movimenta para viabilizar a votação que pode permitir a sua permanência como líder da Casa durante a eleição municipal. A ideia é aproveitar a agitação do pleito e colocar a PEC na pauta sem provocar alarde.

O fato da votação ser aberta impacta diretamente no desejo de Leal, uma vez que parlamentares podem evitar a indisposição com o governador.

Leal tem mantido as conversas com Rui Costa (PT), mas o petista parece não ceder à quebra do acordo que colocaria Adolfo Menezes (PSD) na sucessão da cadeira. Caso o pepista fique sem saída, a tendência é que indique um nome do partido para disputar a presidência.

Neste cenário, o favorito é o deputado estadual Robinho (PP), que além de ter um bom trânsito na casa, seria um dos poucos quadros com chance na legenda. 

Por fora, corre o nome do deputado Victor Bonfim (PDT), filho do ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Bonfim. A possibilidade, entretanto, desagrada os parlamentares do PP, que não veem sentido em Leal indicar alguém de fora da sigla, já que tenta até o último minuto garantir a sua reeleição.

"Para que fidelidade partidária, se o próprio partido escolhe um candidato de fora do grupo? Se escolher alguém que não é do partido, dá a liberdade de qualquer um votar em qualquer um", disse uma fonte ligada à legenda ao BNews.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp