Política

‘Educação digital é muito mais que acesso à tecnologia’, diz Niltinho ao apresentar projeto para escolas baianas

Arquivo/ BNews
Ele lembrou que, diversas vezes, a internet é utilizada como se fosse um espaço sem lei e são cometidos crimes graves contra a dignidade humana  |   Bnews - Divulgação Arquivo/ BNews

Publicado em 15/10/2020, às 22h58   Redação BNews



O deputado estadual Niltinho, vice-líder do PP na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), apresentou um Projeto de Lei para implantar a disciplina de “Educação Digital” nas escolas públicas e privadas de ensinos fundamental e médio do estado. O objetivo da matéria é orientar as crianças e jovens para um mundo cada vez menos analógico.

"A pandemia do coronavírus trouxe essa realidade para a vida de todos. Crianças e jovens foram impedidos de frequentar a escola e o ensino teve que ser através da internet. Nesse período, o lazer passou também a ser no ambiente predominantemente digital", disse Niltinho. Ao analisar a necessidade de instruir os estudantes para este ambiente, ele decidiu propor o projeto.

“Sabemos que o mundo digital nem sempre é um ambiente propício para a educação e formação deles. Dessa forma, é necessário que todos os atores andem juntos: família, escola (professores) e a sociedade", destacou o parlamentar. Ele lembrou que, diversas vezes, a internet é utilizada como se fosse um espaço sem lei e são cometidos crimes graves contra a dignidade humana.

O deputado frisou que educação digital é muito mais que acesso à tecnologia. "A intenção da disciplina é tornar o cidadão educado digitalmente. Por isso que o universo digital deve ser balizado por ética, respeito e segurança. E para deixar o mundo digital para nossos jovens mais seguros é necessário preparo, conhecimento, uso seguro da internet e noções de cidadania digital”, acrescentou.

Niltinho ainda apresentou Projeto de Indicação ao governador Rui Costa (PT) com o mesmo conteúdo da proposta legislativa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp