Política

Maia tenta formar bloco com Centrão e esquerda para eleição da presidência na Câmara

Najara Araújo/Agência Brasil
A intenção de Maia, que tem como principal adversário o grupo de Arthur Lira (PP-AL), é unir o DEM, PSDB, MDB, Cidadania, PT, PCdoB, PDT e PSB, o que resultaria em cerca de 350 deputados  |   Bnews - Divulgação Najara Araújo/Agência Brasil

Publicado em 23/11/2020, às 11h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), tem buscado articular nos bastidores com siglas do Centrão e da esquerda, na tentativa de formar um bloco parlamentar para disputar a eleição para a Mesa Diretora da Casa em 2021, segundo informações das CNN Brasil.

A intenção de Maia, que tem como principal adversário o grupo de Arthur Lira (PP-AL), é unir o DEM, PSDB, MDB, Cidadania, PT, PCdoB, PDT e PSB, o que resultaria em cerca de 350 deputados - número maior do que os 257 necessários para garantir a reeleição.

Com o suporte do senador veterano Ciro Nogueira (PP), Arthur Lira é o nome que atenderia aos interesses do Palácio do Planalto, ainda que o apoio à sua candidatura seja velado.

A formação de um bloco é fundamental para Maia, que não descarta tentar a reeleição pela quarta vez seguida, o que depende ainda do aval do Supremo Tribunal Federal (STF). Caso não consiga, os preferidos são o líder do MDB, Baleia Rossi; o líder da maioria na Casa, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP).

O bloco formado com a maioria daria não só a presidência da Casa, mas também teria a indicação dos vices, secretários e todos os outros cargos que também acolhem várias outras nomeações políticas livres.

Empenhado na missão, Rodrigo Maia já se reuniu com alguns dos nomes importantes para esta articulação, como o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), os parlamentares Cid Gomes (PDT), José Guimarães (PT) e Mauro Filho (PDT). Em São Paulo, tratou de ter um encontro com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), e o seu vice, Rodrigo Garcia, que faz parte do DEM.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp