Política

Pesquisas eleitorais do Ibope não se confirmaram em 15 de 26 cidades brasileiras onde ocorreram segundo turno

José Cruz/Agência Brasil
Em Porto Alegre, o Ibope indicava empate dentro da margem de erro entre Manuela (51%) e Sebastião Melo (49%). Melo venceu com 55%   |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 01/12/2020, às 07h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Dos 26 levantamentos feitos pelo Ibope no 2º turno, 15 divergiram do resultado das eleições além da margem erro das pesquisas, segundo apurou o site Poder 360. Os estudos foram finalizados, em média, 2 dias antes das eleições no primeiro e no segundo turno.

Em Caucaia, no Ceará, por exemplo, a pesquisa mostrava vitória de Naumi Amorim (PSD), com 62% dos votos válidos. O vencedor, no entanto, foi Vitor Valim (Pros), com 51%.

Em Porto Alegre, o Ibope indicava empate dentro da margem de erro entre Manuela (51%) e Sebastião Melo (49%). Melo venceu com 55% dos votos válidos. A Ceo do Ibope, Márcia Cavallari, reconheceu que o levantamento realizado às véspera das eleições em 2º na capital gaúcha não foi bom. 

Em Fortaleza, Sarto (PDT) venceu com 52%, ficando com 9 p.p. a menos do que o indicado na pesquisa, segundo apurou Poder 360.

Leia mais em:

CEO do Ibope pede desculpa por pesquisa que apontou Manuela d'Ávila na frente em Porto Alegre

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp