Política

DEM deve ter candidato próprio no Senado e apoiar outro nome na briga pela Câmara, diz ACM Neto

Vagner Souza/BNews
Com a decisão já desenhada, o deputado federal baiano Elmar Nascimento se distancia na briga pela candidatura à Casa  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 11/12/2020, às 13h02   Luiz Felipe Fernandez



Partido que abriga os atuais presidentes da Câmara e do Senado, o DEM terá a chance de continuar a ocupar ao menos uma das cadeiras. Com o veto do STF à possibilidade de reeleição no Congresso, o prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, confirmou que a sigla terá candidato em uma das casas.

Caso a legenda opte por tentar a sucessão na Câmara, a aposta é o deputado federal baiano Elmar Nascimento. No Senado, o escolhido seria o líder do partido na Casa, Rodrigo Pacheco.

ACM Neto revela que nas últimas semanas está focado na articulação e tem mantido contato frequente com Maia e Alcolumbre e negou que tenha em qualquer momento ficado "contra" qualquer um dos colegas de partido.

A decisão final, segundo o presidente da sigla, deverá ser tomada "nos próximos dias ou horas".

"O Democratas quer ter candidato em uma das casas. Sabemos que o partido não pretende lançar candidato nas duas casas. Na Câmara, temos colocado o nome de Elmar Nascimento, no Senado,  o do líder Rodrigo Pacheco [...] as conversas avançaram muito, teremos candidatos em uma das casas e não haverá divisão no partido", assegurou Neto em entrevista coletiva nesta sexta-feira (11), na inauguração de uma escola no bairro de Nova Sussuarana.

UPB E ALBA

Diferentemente do protagonismo na articulação nas disputas pela Câmara e Senado, como presidente do DEM, o prefeito ACM Neto admitiu estar mais distante das eleições para a UPB e na Alba.

Ele diz ter sido procurado para eventual articulação para o pleito na UPB, mas que nos últimos dias tem se concentrado em Brasília. Neto acrescentou que esta missão será de responsabilidade do prefeito eleito Bruno Reis.

Sobre a Alba, preferiu não se antecipar e disse que o líder da oposição, o deputado estadual Sandro Régis, é quem vai articular o posicionamento do bloco.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp