Política

Zé Neto vê indefinição na eleição da Câmara e diz que nome de Elmar Nascimento poderia unir deputados baianos

Arquivo/BNews
Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 15/12/2020, às 14h36   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal feirense Zé Neto, do PT, afirmou nesta terça-feira (15), em conversa com o BNews, que a corrida pela presidência da Câmara dos Deputados ainda está indefinida.

Ele negou qualquer conversa sobre um acordo do partido para apoiar Arthur Lira (PP), considerado o candidato do presidente Jair Bolsonaro, e admitiu que se o grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ) optasse pelo deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), poderia conseguir unir a bancada baiana em torno do democrata.

"A gente tem opções para todos os gostos, e o baiano Elmar que corre por fora, um dos nomes indicados por Rodrigo Maia. Se chegar o nome de Elmar, ao menos na bancada baiana a gente vai fazer uma avaliação, do que seria importante para o Nordeste, para a Bahia, o nome dele", avalia.

Em Brasília de volta aos trabalhos legislativos após perder a disputa pela Prefeitura de Feira de Santana, Zé Neto diz que ainda é preciso reunir todos que compõem o campo de oposição, inclusive para discutir a eventual necessidade de lançar a própria candidatura. Após o veto do Supremo Tribunal Federal (STF) à possibilidade de reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre (DEM), diz o petista, o "tabuleiro" foi todo "embaralhado".

"No parlamento não é só uma questão de nome, mas sim uma composição estratégia para ter a casa fluindo. Não acho que temos condições de dizer qual nome vai ser, temos que reunir o campo todo de oposição, ainda não conseguimos fazer [...] enquanto houver certa indefinição do campo de Rodrigo, vamos ficar sem saber, até mesmo se tem a necessidade de um nome do campo de oposição. Isso é uma coisa que pod ser maturada. O tabuleiro está começando a se montar, não tem nada definitivo, tem que ter muita paciência", pondera.

Presidente nacional do DEM, ACM Neto avisou que o DEM só terá candidato em uma das casas. Recentemente, o próprio prefeito de Salvador reconheceu que Davi Alcolumbre tinha avançado nas tratativas para viabilizar Rodrigo Pacheco (DEM-MG) no Senado, o que minaria as chances de Elmar ou de qualquer outro demista disputar a Câmara.

Relator da reforma tributária e do mesmo partido de Arthur Lira (PP), Aguinaldo Ribeiro é considerado por Rodrigo Maia uma boa opção de fora do partido. Outro que segue com chances é o presidente nacional do MDB, o deputado Baleia Rossi (MDB).

Segundo informações do Congresso em Foco, do UOL, Maia teria consultado partidos de esquerda para decidir entre os dois nomes.

Além de Lira, é o deputado republicano Marcos Pereira já confirmou o seu nome na eleição e deve ter o importante apoio do Podemos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp