Política

Bancada do PT anuncia que não vai apoiar Lira e quer candidato próprio na corrida pela Câmara

Wilson Dias/Agência Brasil
O "não" a Lira reforça a ideia do PT de que reúne condições para lançar um próprio quadro, ou ao menos unir forças em torno de um representante verdadeiramente da oposição  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias/Agência Brasil

Publicado em 17/12/2020, às 11h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A bancada do PT se reuniu na noita desta quinta-feira (16) e decidiu que o partido não vai apoiar a candidatura de Arthur Lira (PP). Ao fim do encontrou, ficou decidido que o partido não caminharia ao lado de nenhum nome "sustentado pelo presidente Jair Bolsonaro", mas não declararam se vão apoiar outra opção.

O "não" a Lira reforça a ideia do PT de que reúne condições para lançar um próprio quadro, ou ao menos unir forças em torno de um representante verdadeiramente da oposição. Nos últimos dias, tanto Lira quanto Rodrigo Maia (DEM), atual presidente e que tenta emplacar um sucessor, cortejaram o PT e outros parlamentares de esquerda em busca de garantirem votos para uma eleição que promete equilíbrio.

A decisão tomada pela bancada não foi unânime. Segundo informações da CNN Brasil, apenas 36 dos 54 parlamentares do partido votaram a pauta, e o placar teria ficado em 18x18 - o que possibilita que Lira tenha esperança de agregar alguns dissidentes.

O PT tem a maior bancada da Casa, igualado apenas pelo bloco formado por PSL, PTB, PROS, que também soma 54 parlamentares.

O partido ainda vai apresentar uma pauta com os pontos que espera que a Mesa Diretora atenda no próximo ano. Um deles, certamente, é a tentativa de fazer ser votado algum dos pedidos de impeachment contra Bolsonaro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp