Política

Caciques democratas desembarcam em Salvador e se reúnem com Neto e Arthur Lira para “boicotar” candidatura de Baleia Rossi

Montagem/BNews
Informações chegadas ao BNews deram conta de que existe um acordo firmado para romper a "panelinha" que teria se instalado na Câmara sob a gestão de Maia  |   Bnews - Divulgação Montagem/BNews

Publicado em 24/12/2020, às 20h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quarta-feira (23), na residência do prefeito ACM Neto (DEM), o deputado federal Elmar Nascimento, após se recuperar de COVID-19, surpreendeu em encontro de horas com o seu então desafeto Arthur Lira (PP), candidato à presidência da Câmara que ocorrerá em fevereiro, cargo que Elmar havia almejado, para debater o processo eleitoral do parlamento. Eles vieram no mesmo avião de Brasília para dialogar com o prefeito de Salvador.

Estavam presentes ainda o senador Ciro Nogueira, do PP de Piauí, os deputados democratas Arthur Maia e Leur Lomanto, bem com o apoio de Paulo Azi e do tucano Adolfo Viana que estão de coronavírus. 

O detalhe fica por conta de, embora o martelo tenha sido batido em prol da candidatura do emedebista Baleia Rossi - que tem apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e de um bloco de 11 partidos, entre eles o DEM -, informações chegadas ao BNews deram conta de que existe um acordo firmado para romper a "panelinha" que teria se instalado na Câmara sob a gestão de Maia, que estaria trazendo insatisfação ao partido, bem como para outras legendas. Ele é acusado de colocar em pauta, por exemplo, questões apenas de seu interesse.  

Elmar também não esconde a insatisfação de seu nome ter sido aventado por Maia e depois preterido, enquanto ele estava internado se curando da infecção do novo coronavírus. 

Por isso o “boicote”, que não ficará oculto ao seu candidato, e o apoio a Lira que já estaria bem avançado, inclusive, com tratativas com outras siglas. ACM Neto não apareceria nesse embate. Ficaria neutro por conta do seu papel de presidente do Democratas e da relação com Maia, mas está a par de tudo. 

Não se pode deixar de citar que o principal adversário do bloco de Rodrigo Maia (Lira) tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro.

Atualização (25/12, às 05h40): em nota enviada ao BNews, o prefeito ACM Neto, juntamente a Elmar, Leur e Arthur Maia, negaram o encontro. “Existem pessoas na política que pretendem gerar intrigas e prejudicar as articulações do partido na eleição da Câmara e do Senado”, afirmaram.

*Colaboração da jornalista Fernanda Chagas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp