Política

Rodrigo Maia retira cargos de aliados de Arthur Lira na Câmara

Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Os cargos são parte importante da negociação pela Mesa Diretora nas eleições da Câmara  |   Bnews - Divulgação Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Publicado em 11/01/2021, às 07h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), exonerou 20 servidores em cargos comissionados indicados por parlamentares do bloco de Arthur Lira (PP-AL). Na corrida pela presidência da Câmara, concorrendo com Lira está Baleia Rossi (MDB-SP), aliado de Maia. As informações são do Globo.

À reportagem, aliados do atual presidente da Câmara disseram que as trocas são naturais antes de qualquer eleição, já que os espaços foram cedidos em 2019, quando partidos como PP, PL e Avante apoiaram a reeleição de Rodrigo Maia.

Os cargos são parte importante da negociação pela Mesa Diretora nas eleições da Câmara. Há hoje cerca de 1.700 cargos de natureza especial (CNE) distribuídos entre ocupantes da Mesa Diretora e partidos políticos. De acordo com parlamentares, dessa quantia, o presidente tem direito a cerca de 200 cargos de livre nomeação, que às vezes cede a aliados.

“Todo dia tem dezenas de mudanças em toda a estrutura de cargos da Câmara”, disse Maia ao GLOBO.

Matérias relacionadas:

Governo restringe produção de seringas contra a Covid, diz indústria

Faroeste: Filho de desembargadora comprou Ford Ranger um dia depois de venda de sentença

Ministro da Justiça diz que vai requisitar inquérito policial para apurar textos de jornalistas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp