Política

Diplomatas condenam posicionamento de Ernesto Araújo diante da invasão de radicais ao Congresso dos EUA

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Assim como outras declarações, a fala do chanceler foi vista como de forte cunho ideológico  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 12/01/2021, às 15h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O posicionamento do ministro das Relações Exteriores do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo, diante da invasão ao Congresso estadunidense por radicais apoiadores de Donald Trump, repercutiu negativamente entre a classe de diplomatas.

Assim como outras declarações, a fala do chanceler foi vista como de forte cunho ideológico, em forma de apoio justamente àquele que incentivou o ato, que foi o presidente em exercício, Donald Trump, em um caso que resultou na morte de cinco pessoas.

Na última sexta-feira, a Associação e Sindicato dos Diplomatas Brasileiros (ADB) emitiu uma nota em que critica o posicionamento de Ernesto Araújo, que se referiu aos invasores do capitólio como "cidadãos de bem".

"Este foi um movimento de repúdio ao ministro, feito por quem está ativo no Itamaraty. Grande parte das manifestações de ex-chanceleres ou de aposentados, no passado recente, era uma forma de suprir uma dificuldade dos diplomatas da ativa, que não podem se manifestar devido à hierarquia. Muitos têm medo de se expor. Mas a situação está chegando a um ponto inimaginável, não há precedentes na História", afirmou o embaixador e ex-chanceler Rubens Ricupero.

Para Ricupero, o Brasil nunca teve no cargo alguém tão distante dos princípios básicos da diplomacia, e que qualquer "pessoa decente" já teria pedido a "renúncia". As informações são do O Globo.

No texto, a Associação de Diplomatas que tem mais de 1.600 filiados, diz que “o exercício dos direitos à liberdade de expressão e à livre reunião e associação deve ocorrer de forma pacífica”, e que ele “não se confunde com tentativas de subversão da vontade soberana do eleitor, por meio da violência e da destruição do patrimônio público, como as vistas na sede do Legislativo norte-americano”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp