Política

Acerto da base por nome de Adolfo Menezes atesta "liderança política" de Rui Costa, destaca Lídice da Mata

Vagner Souza/BNews
Antes, Lídice ressaltou a importância de manter a "base unida" e que, no fim das contas, o fato dos deputados se anteciparem à reunião convocada por Rui Costa (PT) foi muito melhor, já que permitiu que o assunto fosse debatido internamente nos partidos  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 12/01/2021, às 17h29   Pedro Vilas Boas e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Com a eleição de Adolfo Menezes à presidência da AL-BA encaminhada, a deputada federal do PSB, Lídice da Mata, disse que o resultado final em comunhão com o acordo que teria ocorrido há dois anos atrás atesta a "liderança política" do governador Rui Costa (PT).

O acordo, à época feito com o atual presidente Nelson Leal (PP), previa o revezamento da cadeira, dando a vez ao parlamentar do PSD, outro importante partido da base aliada do governador.

"Foi muito bom o resultado, o governador mostrou capacidade de diálogo, sua liderança política, o compromisso em cumprir o acordo que ele fez - não foi ele que fez - mas avalizou. O cenário foi o melhor possível", analisou a ex-prefeita de Salvador e presidente estadual do PSB.

Antes, Lídice ressaltou a importância de manter a "base unida" e que, no fim das contas, o fato dos deputados se anteciparem à reunião convocada por Rui Costa (PT) foi muito melhor, já que permitiu que o assunto fosse debatido internamente nos partidos.

"Sempre defendi que não tivéssemos confronto, acho que o ambiente no debate político deve se dar com participação da oposição, mas preferencialmente com a base unida [...] o governador estava pensando em fazer reunião para tmoar a decisão, e eu acho que não ter a reunião foi melhor, porque foi um processo mais discutido em cada partido, ficou uma coisa mais espontânea", afirmou antiga senadora da República.

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Em conversa com o BNews, a deputada federal que marcou presença nesta terça-feira (12) na Governadoria, também falou sobre o apoio do PSB à candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara dos Deputados. Sem citar os pedidos de impeachment engavetados por Rodrigo Maia (DEM), Lídice destacou que é preciso "impedir" a eleição de um nome ligado ao do governo Bolsonaro, como o do deputado Arthur Lira (PP), principalmente pela ineficiência diante da crise de Covid-19.

"O PSB apoia Baleia Rossi, esse arco de aliança amplo na Câmara dos Deputados para impedir que tenhamos o reforço de um governo que está demonstrando, infelizmente pois o povo brasileiro não merece isso, capacidade de resolver a crise econômica [...] estamos na frente das mortes, 200 mil mortes quando poderíamos ter evitado bastante esse quadro se o governo tivesse tomado outra postura", salientou.

Lídice lamentou que, apesar da capacidade de produzir a vacina em território nacional, como a Coronavac, não haja um plano efetivo para a vacinação no país. Para piorar, segundo ela, os brasileiros precisam ainda conviver com o "desrespeito" do ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello, que previu o início da imunização para "o Dia D e a hora H".

"Não tem plano e ainda tem o desrespeito do ministro da Saúde [...] está na hora de cair, para que o Brasil possa se reorganizar e enfrentar desafios imensos pela frente, de tirar milhões de pessoas da fome, da zona de pobreza e desocupação, e voltar a crescer minimamente", ponderou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp