Política

Eleição na AL-BA: “Conseguimos uma unidade da base”, reitera governador Rui Costa

Arquivo /BNews
Grupo se uniu em torno do nome de Adolfo Menezes do PSD  |   Bnews - Divulgação Arquivo /BNews

Publicado em 12/01/2021, às 21h17   Pedro Vilas Boas e Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) comentou nesta terça-feira (12) sobre a eleição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e cravou, que conseguiu uma unidade na base. Os últimos dias foram movimentados na Casa com as investidas dos deputados aliados do vice-governador João Leão, e do Senador Otto Alencar , Niltinho (PP) e Adolfo Menezes (PSD) respectivamente. Conforme o BNews noticiou, Adolfo já tem maioria declarada para vencer o pleito no dia 1º de fevereiro. Hoje, a bancada de oposição, que chegou a flertar com o candidato pepista, anunciou apoiou ao pessedista. Quem também retirou a candidatura para apoiar Adolfo foi Samuel Júnior (PDT). Com 48 votos já contabilizados, o candidato de Otto e do governador deve vencer a eleição sem a necessidade de bate chapa no grupo governista. 

“Na AL-BA, eu diria que estamos afunilando a passos largos para finalizar todas conversas. Graças a Deus, eu acho que conseguimos uma unidade da base, que é o mais importante. Nós não podemos gastar energias com coisas que não sejam essenciais, e os desafios são gigantescos na parte sanitária e no financeiro, com a saída da Ford [...]”, disse Rui, na noite desta terça (12), após reunião em Salvador. 

O chefe do Executivo estadual terá, ainda, uma reunião com Leão para oficializar a retirada de candidatura de Niltinho. “ Acima da paixão dele [Leão] pelo PP, Leão tem uma paixão pela Bahia e pelo governador dele. Eu diria que nós somos dois apaixonados, eu acho que Leão é uma pessoa empolgadíssima por projetos, evidente que ele faz a defesa do partido dele. Ele está no Oeste apresentando a investidores um grande projeto que ele se apaixonou e eu estou dando toda força, que é de levar usinas [energia, álcool, açúcar] para o Oeste. Ele está encantado com isso e está viabilizando, já tem uma em construção, ele se empolga com essas coisas. Graças a Deus, eu tenho um vice empolgado que gosta de trabalhar e não gosta de ficar perdendo tempo com coisas que não sejam essenciais a vida do baiano. Eu diria que ele nessa reta final ajudou bastante dizendo para cuidar do essencial e fazer um acordo no não essencial”, declarou. 

A vitória de Adolfo representa a manutenção de um acordo selado com aval de Rui ainda em 2018, que definiu Nelson Leal (PP) como presidente em 2019-2020, enquanto o candidato do PSD assumiria posteriormente. A eleição na AL-BA está marcada para ocorrer dia 1° de fevereiro, com votação secreta. 

Matérias relacionadas

AL-BA: Do PP, Dal declara apoio a Adolfo Menezes

Game over na AL-BA: Rui espera novo encontro com Leão para ajustar retirada de Niltinho

AL-BA: Da Oposição, Paulo Câmara, David Rios e Laerte do Vando declaram apoio a Adolfo Menezes

AL-BA: Pela “pacificação”, bloco da oposição declara apoio a Adolfo Menezes; deputado chega a 49 votos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp