Política

Eleição AL-BA: Após reunião entre Leão e Rui, PP retira candidatura de Niltinho

Arquivo BNews
Partido deve oficializar em breve a retirada do pepista; Adolfo será candidato único   |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 13/01/2021, às 18h51   Pedro Vilas Boas e Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O PP retirou a candidatura do deputado estadual Niltinho à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Conforme informações obtidas pelo BNews, a decisão foi tomada após reunião entre o governador Rui Costa (PT), o vice-governador João Leão - presidente estadual do PP - e Jabes Ribeiro - secretário-geral do PP no estado -, na tarde desta quarta-feira (13).

O anúncio oficial deve ocorrer nas próximas horas. Com isso, Adolfo Menezes (PSD) será candidato único, selando a união da base do governo estadual. A eleição na AL-BA ocorre dia 1º de fevereiro, com votação secreta.

A reportagem também apurou que os detalhes da contrapartida pela retirada da candidatura de Niltinho ainda será discutida pelo grupo.

Conforme o BNews noticiou, Adolfo já tem maioria declarada para vencer o pleito. Ontem, a bancada de oposição, que chegou a flertar com o candidato pepista, anunciou apoiou ao pessedista. Quem também retirou a candidatura para apoiar Adolfo foi Samuel Júnior (PDT). Com 48 votos já contabilizados, o candidato de Otto e do governador deve ser único, evitando assim um bate chapa no grupo governista. 

A vitória de Adolfo representa a manutenção de um acordo selado com aval de Rui ainda em 2018, que definiu Nelson Leal (PP) como presidente em 2019-2020, enquanto o candidato do PSD assumiria o segundo biênio. 

Matérias relacionadas

AL-BA: Do PP, Dal declara apoio a Adolfo Menezes

Game over na AL-BA: Rui espera novo encontro com Leão para ajustar retirada de Niltinho

AL-BA: Da Oposição, Paulo Câmara, David Rios e Laerte do Vando declaram apoio a Adolfo Menezes

AL-BA: Pela “pacificação”, bloco da oposição declara apoio a Adolfo Menezes; deputado chega a 49 votos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp