Política

Para socorrer hospitais no Amazonas, Anvisa autoriza uso de oxigênio com menor pureza

Divulgação White Martins
O desabastecimento de oxigênio em unidades de atendimento a pacientes com Covid-19 em Manaus se agravou nesta quinta-feira  |   Bnews - Divulgação Divulgação White Martins

Publicado em 15/01/2021, às 08h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) flexibilizou, de forma temporária, a regra que estebelece os critérios de pureza do oxigênio hospitalar usado no Brasil para atender a demanda no Amazonas, após o sistema de saúde do estado entrar em colapso por causa da segunda onda do novo coronavírus.

Numa decisão assinada por Antônio Barra Torres, diretor-presidente do órgão, a agência acolheu uma solicitação da White Martins para liberar a entrada de cilindros de oxigênio com pureza mínima de 95% - normalmente, o piso é de 99% -. A decisão é válida por 180 dias.

O desabastecimento de oxigênio em unidades de atendimento a pacientes com Covid-19 em Manaus se agravou nesta quinta-feira, 14, e alguns hospitais da capital amazonense já não têm mais o insumo para manter o tratamento dos internados. Houve mortes por asfixia.

Com uma explosão no número de casos do novo coronavírus nos últimos dois meses, o consumo de oxigênio passou de 176.000 para 850.000 metros cúbicos ao mês, segundo o governo estadual, demanda que os fornecedores não têm conseguido suprir. Para tentar frear a curva de casos e mortes, o governo decretou toque de recolher em Manaus entre 19h e 6h.

Leia mais em:

MP e Defensoria acionam Justiça para garantir oxigênio no Amazonas

Rui Costa diz que disponibilizou 30 leitos para pacientes do Amazonas "menos graves"

Pacientes de covid-19 em Manaus serão transferidos para outros estados

Deputado pede intervenção federal na saúde do Amazonas após colapso

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp