Política

Léo Prates publicará portarias com restrições éticas para evitar que servidores da Saúde fora da lista se vacinem

Dinaldo Silva / BNews
A pasta lançou dois canais de comunicação para a população esclarecer dúvidas, fazer sugestões ou denúncias  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 21/01/2021, às 11h31   Aline Reis e Raul Aguilar


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário Léo Prates, responsável pela pasta da Saúde em Salvador, revelou, nesta quarta-feira, 21, que a pasta lançou dois canais de comunicação para a população esclarecer dúvidas, fazer sugestões ou denúncias acerca do processo de vacinação contra o novo coronavírus em Salvador.   

“Estamos abrindo um canal direto para população através da Ouvidoria do SUS. Estamos abrindo também um canal direto para sugestões, críticas e denúncias, através da Secretaria Municipal de Saúde, a partir de uma determinação do prefeito Bruno Reis”, explicou Prates.

O secretário de Saúde de Salvador afirma que até o momento não houve problema no processo de vacinação na cidade: “ninguém tomou vacina sem estar previsto”. Porém, ele explica que houve um caso de uma profissional de Saúde de Salvador, que não estava programada para ser imunizada neste primeiro momento, por conta da limitação no número de dose, e que pleiteou o direito embasada em uma portaria do Ministério da Saúde (MS). O fato inusitado fez com que Prates provocasse o MS para obter uma resposta acerca do caso.

Léo Prates explica que, pelo controle rigoroso do sistema da secretaria de Saúde, não é possível que alguém de fora dos grupos previsto para essa primeira fase de imunização em Salvador possa tomar a vacina:  “Para fora [dos grupos previstos] é muito difícil; hoje, com meu sistema, você ter fraude, consegui botar uma pessoa que não está na lista, é muito difícil”. Entretanto, o gestor admite que, por o processo de imunização abarcar os profissionais de saúde, algum destes profissionais pode tomar a vacina sem que ele ou ela esteja incluído na lista para o primeiro momento de vacinação em Salvador, reservado para os profissionais que lidam diretamente com a pandemia do novo coronavírus.

E para evitar que desvios éticos ocorram, Prates promete publicar no Diário Oficial do Município, ainda hoje, “várias portarias tratando da conduta de servidores, com prescrição ética”. Além disso, o gestor da saúde de Salvador está trabalhando para realizar uma palestra com membros do Ministério Público para alertar aos servidores acerca das eventuais punições para os desvios éticos.

“Estou articulando com a promotora Patrícia Keith uma palestra dela, da Promotora Rita Tourinho e do promotor Rogério Queiroz na semana que vem, para todos os funcionários da secretaria de Saúde, para alertar a todos da responsabilidade e da conduta ética que devem ter”, destacou Léo Prates.

Leia mais em:

Léo Prates culpa governo federal por imbróglio com a Pfizer e revela conversas para criar consórcio da vacina

Governo da Bahia entra com ação no STF para compra de vacina com certificação internacional

Vilas-Boas teme que demora do STF possa afetar compra da Sputnik V: "Vão vender para outros países"

"Não tem cabimento a Anvisa condicionar a liberação a estudos no Brasil", diz Rui Costa sobre Sputinik V

Vilas-Boas acusa Pfizer de não querer vender vacinas para Bahia: ‘Usou a boa fé de voluntários baianos’

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp