Política

Direto de Brasília: Em dia de votação na Câmara e Senado, vias de acesso ao Congresso são fechadas

BNews
Hoje acontece eleição na Câmara e Senado   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 01/02/2021, às 11h16   Eliezer Santos* e Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

Ruas vazias nos acessos ao Congresso Nacional. Esse é o cenário em Brasília nesta segunda-feira (1), dia de eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e Senado Federal. O BNews acompanha o movimento na capital federal desde as primeiras horas do dia.  Logo no desembarque no aeroporto grupos manifestaram apoio à Baleia Rossi (MDB), candidato do atual presidente Rodrigo Maia e Arthur Lira (PP), candidato do presidente da República, Jair Bolsonaro. (Veja aqui)

Já a região onde fica o Palácio dos Três Poderes conta com o apoio da Polícia Legislativa, além de ter vias interditadas para evitar possíveis embates ou mesmo blindar os parlamentares. 
Por volta das 11h desta manhã, em frente ao Congresso, apoiadores do presidente começam a se juntar com bandeiras e cartazes, organizando uma manifestação de apoio a Lira. 

Candidatos: 
Na Câmara dos Deputados oito candidatos estão na disputa pra comandar a casa legislativa no biênio 2021-2022, que será definida em votação secreta e presencial. O registro de candidaturas poderá ser feito até a reta final. Na disputa estão: Alexandre Frota (PSDB-SP), Arthur Lira (PP-AL), André Janones (Avante-MG), Baleia Rossi (MDB-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), General Peternelli (PSL-SP), Luiza Erundina (PSOL-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Já no Senado, a eleição está prevista para ocorrer a partir das 14h, de forma presencial, e o voto é secreto. Cinco senadores concorrem ao cargo. São eles: Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS), Major Olimpio (PSL-SP), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS). Novas candidaturas, porém, podem ser apresentadas até o dia da eleição.

*O editor de política Eliezer Santos está em Brasília para cobrir a eleição na Câmara e Senado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp