Política

PT discute conjuntura baiana e brasileira em reunião virtual com Wagner e Hoffmann

Reprodução/Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Encontro foi realizado no último sábado (20) e transmitido ao vivo pelo YouTube  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Publicado em 21/02/2021, às 13h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O PT realizou uma reunião aberta, transmitida ao vivo pelo YouTube, de seu conselho político para debater a conjuntura baiana e brasileira. O encontro virtual foi realizado no último sábado (20) por iniciativa do mandato do deputado Afonso Florence (PT).

O evento contou com a presença do senador, e pré-candidato a Governador da Bahia pelo partido, Jaques Wagner; da presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann; e do presidente estadual do PT da Bahia, Éden Valadares, entre outros. 

Durante sua fala, Wagner ressaltou o papel do PT e suas tarefas diante da conjuntura nacional, e a importância de organizar a militância para ações territoriais, formando chapas competitivas e mobilizando a sociedade.

"Nosso foco é fortalecer a democracia, dialogando com diversos setores da sociedade. O caminho é organizar, debater, formar e mobilizar a população. E as pautas sociais centrais são a vacinação, o auxílio emergencial e direitos trabalhistas," disse Wagner.

Ainda segundo Wagner, o PT tem um programa de governo de transformação do Brasil e é necessário que ele seja apresentado à sociedade brasileira. Ele também reiterou a inocência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 “O PT é o principal partido da liderança do presidente Lula, que a inocência já foi comprovada, após os crimes cometidos pela operação Lava Jato, e tem um projeto alternativo para este cenário político de transformação do Brasil em todas as áreas, em especial a econômica", afirmou.

O senador também fez uma avaliação dos anos de governos petistas no Estado, e elogiou o trabalho do governador Rui Costa - que em sua avaliação foi responsável pelo “grande salto” que o Estado deu na garantia de políticas públicas, apesar do cenário de pandemia.

"Na pauta econômica, já temos o programa. Ele está sendo aprofundado. Tá se trabalhando já em um programa para 2022, com um projeto específico para o governo da Bahia. Nós temos na bagagem prosperidade, democracia e paz que a gente trouxe para a Bahia e para o Brasil. Essa bagagem precisa ser exibida para que as pessoas se deem conta da diferença de onde estivemos e onde estamos", disse.

Presidente estadual do PT, Valadares defendeu pré-candidaturas do partido ao senado e ao governo da Bahia como um dos pontos estratégicos para as mudanças propostas pelo partido no cenário nacional e continuidade de avanços de direitos e desenvolvimento social.

Já Hoffmann destacou a necessidade de enfrentamento ao Governo do presidente Jair  Bolsonaro (sem partido)  e a necessidade de continuar a mobilização nacional a favor das pautas urgentes visando a garantia de direitos. 

“Tem um avanço crescente de rejeição do Governo Bolsonaro e nós temos que dialogar com a população sobre o que está acontecendo, fazendo formação e mobilização. Temos que continuar mobilizando e lutando pela vacinação, o auxílio emergencial, por mais Bolsa Família, em defesa dos direitos trabalhistas, e o Fora Bolsonaro,” concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp