Política

Otto e Wagner assumem presidências de comissões no Senado; Veja lista

Reproodução/ Geraldo Magela
Comissões da Casa retomam suas atividades nesta semana, com os colegiados elegendo seus presidentes e vices para os próximos dois anos.  |   Bnews - Divulgação Reproodução/ Geraldo Magela

Publicado em 24/02/2021, às 18h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os senadores baianos Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner (PT) foram escolhidos para presidir, respectivamente, as comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal. 

As comissões da Casa retomam suas atividades nesta semana, com os colegiados elegendo seus presidentes e vices para os próximos dois anos.

O ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM) também foi eleito nesta quarta-feira (24) para comandar a comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A vice-presidência ficará a cargo do senador Antônio Anastasia (PSDB).

Eleito por aclamação, Alencar terá como vice o senador goiano Vanderlan Cardoso (PSD) na comissão responsável por avaliar os impactos financeiros de quase todas as matérias que passam pelo Senado. 

Já Wagner terá como seu vice-presidente o senador rondoniense Confúncio Moura (MDB). Além dos baianos e de Alcolumbre, nomes como o da senadora Kátia Abreu (PP) e dos senadores Humberto Costa (PT) e Fernando Collor (Pros) também vão ocupar postos de comando em comissões no biênio 2021/2023.

O trio presidirá, respectivamente, as comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE),  Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e  Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). 

Collor, inclusive, terá como vice o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Das 13 comissões do Senado, apenas a Comissão Senado do Futuro ainda não tem data definida para instalação. Outros dois colegiados ainda precisam escolher seus vices.

Confira abaixo a lista completa dos novos presidentes e vices nas Comissões Permanentes do Senado - até o momento:

Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE): senadora Kátia Abreu (PP-TO) como presidente. A escolha do vice-presidente foi adiada.

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE):senador Otto Alencar (PSD-BA) como presidente. O vice é o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE):senador Marcelo Castro (MDB-PI) como presidente. A vice-presidência ficou com a senadora Leila Barros (PSB-DF).

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH):senador Humberto Costa (PT-PE) como presidente. A vice-presidência com o senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

Comissão de Assuntos Sociais (CAS):senador Sérgio Petecão (PSD-AC) como presidente. A vice-presidência com a senadora Zenaide Maia (Pros-RN).

Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC):senador Reguffe (Podemos-DF) como presidente. A vice-presidência com o senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Comissão de Meio Ambiente (CMA):Senador Jaques Wagner (PT-BA) como presidente. A vice-presidência com o senador Senador Confúcio Moura (MDB-RO).

Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA):Senador Acir Gurgacz (PDT-RO) como presidente. A eleição para a vice-presidência foi adiada por conta de um impasse com a indicação dos senadores Wellington Fagundes (PL-MT) e Soraya Thronicke (PSL-MS) para o cargo.

Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR): Senador Fernando Collor (Pros-AL) como presidente. A vice-presidência com o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Comissão de Constituição e Justiça (CCJ):Senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. A vice-presidência com o senador Senador Antonio Anastasia (PSD-MG).

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT):Senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) como presidente. Adiada a eleição da Vice-Presidência da CCT.

Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI): Senador Dário Berger (MDB-SC) como presidente. A vice-presidência com o senador Senador Jayme Campos (DEM-MT).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp