Política

PSOL discute abrir mão de candidatura própria e apoiar Lula em 2022

Ricardo Stuckert/Insituto Lula
Possibilidade ainda sofre resistências no partido, mas o debate tem ganhado volume internamente  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/Insituto Lula

Publicado em 13/03/2021, às 13h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pela primeira vez desde 2004, ano de fundação do partido, o PSOL discurte internamente a possibilidade de abdicar de uma candidatura própria para a presidência da República, para apoiar o ex-presidente Lula (PT). 

O petista teve seus direitos políticos restabelecidos e voltou a estar elegível após a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as condenações do ex-presidente na Lava Jato.

De acordo com o Estadão, o apoio a Lula ainda sofre resistências no PSOL, mas o debate tem ganhado volume internamente. Ao jornal, o presidente nacional do partido, Juliano Medeiros, pregou cautela ao falar sobre a possibilidade.

“A presença do Lula no debate público reforça a luta da oposição contra o Bolsonaro, mas defendemos que essa discussão [sobre definição de candidaturas] seja travada no momento certo. Queremos criar um espaço formal para discutir a unidade com os partidos”, declarou.

Nas últimas eleições presidenciais, a chapa do partido foi encabeçado por Guilherme Boulos, que, no ano passado, chegou ao segundo turno na disputa pela prefeitura de São Paulo, mas foi derrotado por Bruno Covas (PSDB).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp