Política

Rui Costa confirma nome de Jaques Wagner para disputar governo da Bahia em 2022

Reprodução/Instagram @ruicosta
ACM Neto, que é presidente nacional do DEM, é o principal nome da oposição na Bahia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @ruicosta

Publicado em 16/03/2021, às 23h01   Victor Pinto e Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) confirmou, nesta terça-feira (16), que o senador Jaques Wagner (PT) será candidato ao governo da Bahia em 2022. Wagner, de quem Rui foi sucessor em 2014, foi recentemente oficializado como pré-candidato pelo diretório estadual do PT, num movimento para fazer frente ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que é presidente nacional do DEM e principal nome da oposição na Bahia. 

Além de selar o nome do correligionário, Rui Costa também disse, em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo pelo aplicativo Club House, que está disposto a cumprir o mandato de governador até o último dia, o que, portanto, é uma sinalização de que ele não se licenciará do cargo para concorrer ao Senado Federal, como se cogita nos bastidores da política baiana. 

Por outro lado, a afirmação abre margem para a tese de Rui poderá disputar em 2024 a prefeitura de Salvador. 

Sobre o comando da capital baiana, cidade que nunca foi gerida por um representante do PT, o governador fez análise das últimas disputas quando Alice Portugal (PCdoB) perdeu em 2016 na reeleição de ACM Neto, e Major Denice Santiago (PT) foi superada em primeiro turno por Bruno Reis (DEM), sucessor de Neto. 

Ele lembrou que em 2016 sua indicação pela candidatura de Olívia Santana não foi acolhida e a escolha por Denice ocorreu sem planejamento. 

"A gente não conseguiu construir um nome. A gente definiu nome em cima da hora. Principalmente numa campanha em pandemia".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp