Política

Com cortes em diversos setores, Orçamento 2021 prevê aumento somente para militares

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Técnicos apontam que o texto como está, se aprovado, vai obrigar o governo a promover corte de gastos em vários ministérios  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 24/03/2021, às 08h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com a votação marcada para esta quarta-feira (24), o relatório do Orçamento 2021 prevê cortes em diferentes setores e congelamento do salário de servidores públicos. 

A única classe que parece que sairá isenta é a dos militares, já que o texto autoriza o aumento salarial da classe.

Técnicos apontam que o texto como está, se aprovado, vai obrigar o governo a promover corte de gastos em vários ministérios.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, o presidente de Câmara, Arthur Lira (PP-AL), avisou que a expectativa é que a votação tenha início na quinta-feira (25) e deve levar cerca de dois dias para ser concluída.

Os dispositivos que permitem o aumento do salário de militares não deve ser removido, ao menos este é o posicionamento do senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator da proposta.

Os aumentos fazem parte de um acordo do Governo Federal para aprovar em 2019 a reforma da previdência das Forças Armadas.

Deputada federal do PSOL, Sâmia Bomfim (SP), criticou o texto e disse que está "aquém das necessidades do país nas áreas sociais".

“Além disso, nos chama a atenção que o governo proponha a possibilidade de reajuste do salário dos membros das Forças Armadas no momento em que todo o restante do funcionalismo está com os salários congelados, inclusive da base das polícias. Mais uma vez prioriza o Ministério da Defesa em detrimento das demais áreas, fortalecendo o setor que compõe e dá sustentação ao seu governo", declarou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp